Acontece

Projeto Pátio Criativo, da PCR, vence Prêmio do Iphan

Projeto Pátio Criativo, da PCR, vence Prêmio do Iphan
Pátio de São Pedro - Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
Prefeitura venceu prêmio com iniciativa de valorização do Pátio de São Pedro.

O projeto Pátio Criativo, promovido pela Prefeitura do Recife, é um dos grandes vencedores da 33ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A iniciativa pernambucana, aliás, tem foco na dinamização econômica, cultural e turística do Pátio de São Pedro e o melhor aproveitamento de seu potencial histórico e patrimonial.

Inclusive, o projeto da PCR concorreu com outras 514 ações de todo o Brasil e recebeu, além de uma premiação de R$ 20 mil, o reconhecimento de um projeto que é um marco importante de preservação, valorização e promoção do Patrimônio Cultural Brasileiro.

Projeto Pátio Criativo, da PCR, vence Prêmio do Iphan
Pátio de São Pedro é palco de diversas manifestações culturais – Foto: Bruno Campos/Arquivo PCR Imagem
Leia mais

Repórter do site Roberta Jungmann é finalista do Prêmio Jabuti

A secretária de Turismo, Esporte e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça, falou sobre a importância do Prêmio do Iphan para a cidade. “Ser agraciado com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo IPHAN, é ter a certeza de que sempre devemos apostar na construção coletiva dos processos, com destaque para modelos de governança participativa composta por diversos atores sociais conectados ao Pátio de São Pedro, possibilitando discussões e implementação de ações inovadoras para o fortalecimento econômico e turístico do local, com foco na preservação do seu patrimônio cultural e com o devido monitoramento das iniciativas públicas e privadas ali destinadas”, disse.

Projeto Pátio Criativo, da PCR, vence Prêmio do Iphan
Ana Paula Vilaça, secretária de Turismo do Recife, destacou a importância do prêmio – Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR Imagem

Devido à pandemia, no entanto, as atividades programadas para o Projeto Pátio Criativo foram temporariamente suspensas, devendo ser retomadas no primeiro trimestre de 2021. A expectativa, assim, é de que o espaço se fortaleça com um polo de economia criativa por meio de novos usos e ocupações por parte de empreendedores pernambucanos que atuam nas linguagens de gastronomia, design, artes visuais, teatro, dança, música, fotografia, literatura e produção de festas.

Leia mais

Juíza Mariana Vargas é eleita desembargadora eleitoral do TRE-PE

Localizado no bairro de São José, o Pátio de São Pedro reúne um dos mais expressivos legados barrocos recifenses. O  rico reduto cultural, aliás, abriga diversas referências e equipamentos de salvaguarda da história pernambucana, como a Estátua do poeta negro Solano Trindade, o Memorial Chico Science, o Memorial Luiz Gonzaga, a Casa de Carnaval, o Museu de Arte Popular e o Núcleo Afro do Recife.

Além disso, o local é rodeado por casas coloniais e pela fachada barroca da Concatedral de São Pedro dos Clérigos, sendo também palco de eventos tradicionais da cultura afro e popular do Estado, especialmente durante os ciclos festivos do Carnaval, São João e Natal.