Acontece

Em 2 meses, Araraquara tem mais mortes por Covid-19 que em 2020

Araraquara tem 100% de leitos ocupados - Foto: Milton Filho
Casos, internações e óbitos dispararam em fevereiro, após detecção de nova variante da doença

Com mais quatro mortes por Covid-19 nesta quarta-feira (24/2), Araraquara (a 273 km de São Paulo) somou 93 óbitos pela doença nos meses de janeiro e fevereiro de 2021. O número supera os 92 óbitos por Covid-19 que a cidade registrou em todo o ano de 2020.

A ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e de enfermaria está em 100% na cidade, o que tem feito com que pacientes sejam transferidos para hospitais de cidades como Barretos e Ribeirão Preto. Na terça-feira (23), havia quatro moradores de Araraquara internados em Barretos e outros sete em Ribeirão.

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação civil pública contra o governo federal. O MPF quer que o Ministério da Saúde continue financiando 30 leitos que estão sendo usados na cidade — dez na UTI na Santa Casa de Misericórdia de Araraquara e 20 no Hospital de Campanha.

Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, até o começo da semana a taxa de isolamento na cidade ainda estava na faixa dos 40%. A taxa é considerada ideal é entre 60 e 70%. Também foram confirmados na cidade mais 17 casos da variante brasileira do novo coronavírus.

Com essa situação, Araraquara prorrogou lockdown total até sábado (27/2). O novo decreto, no entanto, tem algumas alterações em relação ao anterior. Agora, postos de combustíveis poderão abrir das 8h às 18h e, além de supermercados, também poderão atender por delivery mercearias, padarias, açougues, hortifrútis e estabelecimentos que entreguem gás de cozinha e água.

Supermercados, porém, seguem fechados. Os ônibus do transporte coletivo também não vão funcionar.