Acontece

Novas medidas restritivas podem ser adotadas em Pernambuco

Foto: Hélia Scheppa/SEI
Com os leitos de UTI perto da taxa 100% de ocupação, o governo poderá adotar novas medidas para conter o avanço do coronavírus.

Na manhã desta segunda-feira (1), o governo Paulo Câmara fará uma reunião com o comitê que analisa a situação do Estado em relação à covid-19. Dependendo do que for mostrado, novas medidas restritivas poderão ser adotas como forma de evitar a lotação nos leitos de UTI.

Em entrevista , o secretário da saúde, André Longo, confirmou a possibilidade de medidas mais severas. Neste final de semana, o governo de Pernambuco abriu 22 novos leitos para a covid-19, mas todos já foram ocupados.

Perguntado sobre a possibilidade de um novo lockdown no Brasil, o secretário tem em mente que essa é uma medida mais difícil pela incompatibilidade com o governo federal. “É difícil um lockdown sem apoio do governo federal, a coordenação de um processo como esse deveria ter Forças Armadas. Mas o governo federal não tem esse intento, o presidente deu sinais de ser contra o isolamento, contra o uso de máscara e isso dificulta o processo de união nacional para um lockdown. Fazemos esforços a nível estadual.”, concluiu.

No último sábado (27) se iniciou o primeiro dia de medidas restritivas em Pernambuco. Atividades consideradas não essências deverão permanecer fechadas das 22h às 5h, como forma de conter o avanço do coronavírus.