Acontece

“Bigu” olindense vira assunto no tradicional The New York Times

Foto: Reprodução/Instagram
O relato é do jornalista e fotógrafo Victor Moriyama e as fotos são de 2017

Se você é pernambucano, certamente sabe a expressão “pegar bigu”. Mas se você não for, a gente explica: é o ato de “pegar carona” do lado de fora do ônibus. E esse assunto virou pauta no The New York Times. Mas não foi de qualquer lugar. O tradicional jornal norte-americano abordou o tema em Olinda, Região Metropolitana do Recife, praticado por um grupo, identificados pela reportagem como “Loucos do Surf”.

O relato é do jornalista e fotógrafo Victor Moriyama e as fotos são de 2017. Ele afirma que sentiu uma “onda de adrenalina” para documentar o grupo, com o qual entrou em contato após assistir a vídeos no Facebook com cenas de bigus. “A presença deles nos ônibus incomodava muitos passageiros”, lembra o jornalista. Um dos “surfistas” contou que alguns motoristas param os ônibus e manda o grupo descer, mas, apesar da queixa, eles seguem no caminho.

A publicação ainda relata a queixa dos jovens que afirmam pegar bigu nos coletivos por causa da falta de espaços de lazer onde moram. “Nós só queremos nos divertir”, disse um dos jovens, identificado como Marlon. Vale demais conferir a reportagem completa.