Acontece

Presidente da Argentina diz que brasileiros saíram da selva

Foto: Juan Mabromata/AFP
Alberto Fernández errou ao fazer citação

O presidente argentino, Alberto Fernández, esteve presente nesta quarta-feira (09) em um evento com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, na Casa Rosada, sede do governo. Na ocasião, o mandatário do país latino-americano cometeu uma gafe ao errar uma citação e declarar que os brasileiros saíram da selva, ao falar sobre as relações entre a Argentina e a Europa.

“Os mexicanos vieram dos índios, os brasileiros saíram da selva, mas nós os argentinos, chegamos de barcos. E eram barcos que vieram de lá, da Europa”, disse.

Ao fazer a declaração, Fernández afirmou estar citando um trecho de uma obra do poeta mexicano Octavio Paz, Nobel de Literatura em 1990, onde diz que “os mexicanos são descendentes de astecas, os peruanos dos incas e os argentinos dos barcos”. No entanto, a menção referia-se a uma parte da música “Llegamos de Los Barcos”, do músico argentino Litto Nebbia, lançada na década de 80.

Após a repercussão da frase, que despertou reações ofendidas de brasileiros e mexicanos, o presidente foi ao Twitter se desculpar, afirmando ter orgulho da diversidade do país.

Em outro comentário, disse que não teve intenção de ofender a ninguém, voltando a pedir desculpas.

Confira o trecho do momento: