Acontece

Chegada de vacinas contra a Covid da Janssen ao Brasil é adiado

Foto: Frederic J. BROWN/AFP
Ministério da Saúde mantém a expectativa de entrega ainda essa semana

Prevista para acontecer nesta terça (15), a chegada de 3 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 da Janssen ao Brasil foi adiada, de acordo com informações do Ministério da Saúde.

Ainda sem uma nova data para a entrega e sem informar o motivo do adiamento, a pasta mantém a expectativa de chegada para essa semana, enquanto a empresa diz que “segue dialogando com o Ministério da Saúde e outras autoridades locais com o objetivo de disponibilizar a vacina no país o quanto antes”.

No sábado, o Ministério da Saúde confirmou a chegada dos imunizantes para esta terça-feira, após a agência reguladora americana FDA ampliar o prazo de validade das doses para 8 de agosto – o prazo anterior era 27 de junho. Na ocasião, o ministro Marcelo Queiroga descartou problemas na aplicação das doses por conta da validade, destacando a capacidade do país aplicar 2,4 milhões de doses ao dia.

A farmacêutica fez um pedido semelhante à Anvisa, para que este prazo fosse estendido para 4,5 meses, já que, atualmente, as doses de vacinas da Janssen são garantidas por três meses. A expectativa é que a agência dê um parecer ainda no início desta semana

Fabricado pela Johnson & Johnson e aplicada em dose única, o imunizante tem eficácia global de 72% e 85% de proteção em casos graves da doença. Com entregas previstas entre os meses de julho e dezembro, o Brasil fechou contratos de compras de 38 milhões de doses.