Acontece

América do Norte registra onda de calor intensa, com recordes

Foto: Jennifer Gauthier/Reuters
Em Lytton, no Canadá Ocidental, foram registrados 47,9° C, recorde histórico do país

A América do Norte tem sofrido com uma onda de calor histórica, com temperaturas beirando os 50° C. A causa disso é um fenômeno chamado “cúpula de calor”, que é quando a alta pressão prende o ar quente numa região.

O calor histórico fez com que escolas e clínicas de imunização fechassem e equipes americanas de atletismo adiassem a última prova antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

No estado de Washington, a cidade de Seattle registrou 41,6° C, e o Mercado de Agricultores de Ballard precisou fechar pela primeira vez por causa do calor. Já em Portland, o aeroporto da cidade marcava 46,1° C ao meio-dia desta segunda-feira (28), mesmo os locais sendo conhecidos pelo clima frio e úmido.

Seattle costuma registrar temperaturas na casa dos 19 graus no mês de junho. A temperatura atingiu o nível mais alto desde 1940, quando começaram as medições.

O verão no hemisfério norte teve início no último dia 20 de junho e o calor extremo somado à uma seca intensa no oeste americano resultou no surgimento de vários incêndios no fim de semana. Cerca de 600 hectares foram queimados na fronteira do Oregon com a Califórnia, obrigando a evacuação de moradores e o fechamento de uma rodovia estadual.

No entanto, o recorde ficou com a cidade de Lytton, localizada na Colúmbia Britânica, no Canadá Ocidental. Na segunda, foram registrados 47,9° C, o maior do país, fazendo com que ventiladores e aparelhos de ar condicionado se esgotassem e centros de refrigeração fossem abertos.

O Environnement Canada emitiu alertas sobre as altas temperaturas para a Colúmbia Britânica, Alberta e partes de Saskatchewan, Manitoba, Yukon e os Territórios do Noroeste. “Uma prolongada, perigosa e histórica onda de calor persistirá durante esta semana”, adverte.

De acordo com peritos meteorológicos do Washington Post, a intensidade desta “cúpula térmica” é “tão rara estatisticamente que só poderia ser esperada uma vez a cada vários milhares de anos em média”. Ressaltaram ainda que as mudanças climáticas provocadas pelo homem tornam mais prováveis acontecimentos como este.

Com informações do Estadão.

Dünyaya açılmak için hala neden bekliyorsunuz?

Türk takipçi

Günümüz de en önde giden sosyal medya platformlarından olan instagram ile günümüzün uzun bir süresini geçiriyoruz tabiki bu durumda ise birşeyler paylaştığımız vakit beğenilmek istiyoruz. yüzler ce binlerce takipçisi olan arkadaşlarınızdan yada rakip iş yeri sahiplerinizden önde olmak istemezmisiniz? eğer bunları düşünüyor ve siz de sosyal medya da satış yaparak para kazanmak istiyorsanız sizi https://instagramaktiftakipci.com/turktakipci/ bekliyoruz