Acontece

Países alarmados com a alta da variante Delta

Foto: Divulgação
Indonésia vive pior momento, enquanto Bangladesh caminha para novo pico e Austrália reimpõe lockdowns

Uma nova alta de casos e mortes de Covid-19 tem alarmado países da Ásia e da Oceania, além da Rússia, que retomaram medidas restritivas para tentar conter a propagação da variante delta, cepa mais contagiosa identificada primeiro na Índia.

Um dos mais atingidos é a Indonésia, que enfrenta seu pior momento na pandemia. Na segunda (28), o país registrou média móvel de 18,8 mil casos, mais do que o pico anterior, de 12,8 mil infecções em 1º de fevereiro. O número de mortes acompanha o crescimento, com média móvel de 372 óbitos, a maior já registrada desde o início da crise sanitária, segundo o Our World in Data. Até o momento, 10% dos 270 milhões de habitantes do país receberam ao menos a primeira dose da vacina, e apenas 4,8%, as duas.

O surto levou a Cruz Vermelha a alertar para uma “catástrofe” do coronavírus no maior país do Sudeste Asiático. Na capital Jacarta, a nova onda encheu hospitais, que enfrentam escassez de oxigênio, recusam pacientes e registraram uma ocupação de 93% dos leitos de isolamento no domingo (27).

“Os hospitais estão cheios devido à alta de casos provocada por deslocamentos e diminuição da adesão aos protocolos de saúde, agravada também pela variante delta”, afirmou Siti Nadia Tarmizi, alto funcionário do Ministério da Saúde indonésio.

Sulung Mulia Putra, autoridade da agência de saúde de Jacarta, disse que a escassez de oxigênio nos hospitais é temporária e se deve a problemas de distribuição que estão sendo resolvidos.

Devido à dificuldade em obter tratamento, algumas pessoas tentaram comprar tanques de oxigênio para familiares que permanecem em casa, mas encontrá-los não tem sido tarefa fácil. Taufik Hidayat, 51, disse à agência de notícias Reuters que aguardava para encher o tanque de oxigênio para sua mulher e filho, que receberam diagnóstico de Covid. “Eu procurei, e estava tudo esgotado.” A demanda fez com que o preço saltasse de US$ 50 para US$ 140, de acordo com fornecedores.

Também na Ásia, Bangladesh é outro país que caminha para um novo pico, pouco tempo após o anterior, registrado em abril deste ano. Em rápido crescimento, a média móvel de casos registrada nesta segunda foi de 5.781, perto dos 7.000 de 9 de abril. O número de mortes também está próximo daquele visto no surto anterior, com média móvel de 93 óbitos nesta segunda, perto dos 100 de 22 de abril.

“A delta está dominando”, disse Robed Amin, porta-voz do Ministério da Saúde, segundo o New York Times. Ele acrescentou que os testes apontam que a cepa é responsável por 60% dos novos casos.

O percentual de vacinados é baixíssimo e não se vê avanços desde 19 de maio. Apenas 3,54% dos 163 milhões de habitantes de Bangladesh tomaram a primeira dose, e 2,6% receberam as duas. Diante da situação, soldados se preparam para patrulhar as ruas e fazer cumprir as ordens para ficar em casa.

Com informações de @folhapress