Acontece

Uruguai se aproxima da marca de 50% da população imunizada

Foto: Matilde Campodonico/AP Photo
País sul-americano começa a superar seu pior momento da crise

O Uruguai já tem quase metade de seus 3,5 milhões de habitantes completamente vacinados contra a Covid-19. Com o avanço da campanha de imunização, o país sul-americano começa a superar sua pior fase da crise, que chegou a marcar 36.121 caso ativos da doença no final de maio.

Nesta sexta (02) o país chegou à marca de 13.657 casos ativos, uma diminuição superior a 20 mil casos em cerca de um mês e, nos últimos dez dias, registrou uma média de 1.430 infecções diárias, distante dos 4.604 casos, recorde do país batido em 21 de maio.

As UTIs também apresentaram uma queda considerável de internações, saltando de 56% para 27% da ocupação total. Na prática, caiu de 587 pacientes no início de junho para 270 nesta sexta-feira.

Com relação aos óbitos por Covid-19, há duas semanas o Uruguai tem uma média de 31 mortes diárias. O país passou várias semanas na liderança dos falecimentos em relação à sua população, batendo um recorde de 79 óbitos a cada 100 mil habitantes no dia 15 de abril.

De acordo com especialistas, o principal motivo da queda nos números da pandemia é o avanço da imunização, que teve início em 1º de março num ritmo intenso, resultando em 65% da população com a primeira dose e 49,15% já completamente imunizada. A expectativa é que metade da população esteja completamente vacinada até a próxima segunda (05).

O ritmo de vacinação acelerado no país deve resultar em 70% dos cidadãos totalmente imunizados até agosto.

Hoje, a maior preocupação é a variante Delta, que ainda não tem casos confirmados no país. No entanto, autoridades uruguaias e especialistas reforçam que a chegada da cepa que surgiu na Índia é inevitável.

Para evitar a propagação da variante, o governo reforçou os cuidados nas fronteiras do país, exigindo teste de PCR antes da entrada e após sete dias, ou quarentena por duas semanas. A regra vale para vacinados ou aqueles que já foram infectados.

Na segunda, shows públicos e eventos em salões de festas voltam a ser permitidos e vários departamentos vão reabrir as salas de cinema. É esperado, ainda, que os estudantes do ensino médio voltem às salas de aula neste mês.

Desde o início da pandemia, o Uruguai registrou 371.417 casos de Covid-19, isto é, cerca de 10% da população foi infectada. Nos primeiros meses de 2021, o país teve um forte aumento no número de casos, principalmente impulsionado pela variante Gama, conhecida como P1, que se originou em Manaus.

A maior parte da população uruguaia recebeu doses da Coronavac. Outras vacinas aprovadas no país são da AstraZeneca e da Pfizer.