Acontece

São Paulo tem vacinação antecipada e flexibilização do comércio

Foto: Pedro Stropasolas/Governo do Estado de SP
Governador João Doria anunciou a compra de 4 milhões de doses adicionais da Coronavac

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou a antecipação do calendário de vacinação contra a Covid-19 no Estado. Sem divulgar as novas datas, o governador declarou que a compra de 4 milhões de doses da Coronavac, diretamente como a farmacêutica Sinovac, possibilitou a agilização do plano de imunização.

Do total de doses adicionais adquiridas, 2,7 milhões chegam nesta quarta-feira (07) a São Paulo, enquanto as demais doses devem chegar até o dia 26 de julho. “A compra foi feita pelo governo de São Paulo e paga pelo governo de São Paulo. Isso não entra no Plano Nacional de Imunização, mas no Plano Estadual de Imunização”, informou o governador.

Atualmente, o calendário vacinal de São Paulo prevê a aplicação da primeira dose em toda a população adulta até o dia 15 de setembro, mas, o secretário estadual de saúde, Jean Gorinchteyn, acredita que pode ocorrer “bem antes” do previsto.

A segunda dose das vacinas que estão sendo aplicadas com intervalo de três meses também pode ser antecipada, de acordo com Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan. O tema deve ser discutido nesta quinta (08).

Sobre as 100 milhões doses da Coronavac, produzida no Instituto Butantan, prometidas ao Ministério da Saúde e com entrega programada para o fim de setembro, o governo do Estado afirmou ser possível uma antecipação para o dia 31 de agosto.

Diante da redução das taxas de hospitalizações em São Paulo, o comercio terá flexibilização no funcionamento, com a ampliação de duas horas no horário a partir desta sexta (09). Agora, os estabelecimentos comerciais poderão funcionar até as 23h.

Já nos restaurantes, os pedidos poderão ser feitos até às 22h, e todos os estabelecimentos comerciais passam a funcionar com capacidade de 60%. As novas medidas valerão até o dia 31 de julho.

Ainda hoje, um decreto publicado pelo governo de São Paulo, retirou o limite máximo de 35% dos alunos em escolas da educação básica, e a volta do ensino superior presencial também foi liberada. Similar ao comércio, as faculdades poderão funcionar com 60% da capacidade de alunos, enquanto as aulas práticas não terão restrições. As regras para o ensino superior valem a partir de 2 de agosto.

Além da flexibilização das regras no comércio e na educação, o governo anunciou a realização de 30 eventos-teste a partir de 17 de julho, cumprindo protocolos como vacinação, testagem e uso de máscaras. O primeiro deles será a Expo Retomada em Santos.

Também está confirmada uma corrida simbólica, em agosto, e o GP São Paulo de Fórmula 1, em novembro. Eventos noturnos, com música ao vivo, também estão previstos.

Com informações do Estadão.