Acontece

Com 100% da população vacinada, Noronha inicia testes de imunidade

Foto: Eduardo Vessoni/Ana Clara Marinho/TV Globo
Nova fase consistirá em coletas de sangue divididas em três etapas

O arquipélago de Fernando de Noronha inicia nesta quarta (14) uma nova fase do estudo sobre a incidência e prevalência da Covid-19 na ilha, com o intuito de avaliar a imunidade de defesa do organismo contra a doença.

A medida é tomada após Noronha se tornar o primeiro lugar de Pernambuco a vacinar 100% das pessoas acima de 18 anos com a primeira dose.

Aprovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), do Conselho Nacional de Saúde, a nova etapa da pesquisa vai acompanhar o desenvolvimento imunológico dos moradores após a vacinação em massa.

De acordo com o administrador da ilha, Guilherme Uchoa, a realização do estudo é uma forma de garantir a tranquilidade aos moradores e turistas, cientes do controle da doença. “O estudo além de proporcionar respostas científicas importantes nos possibilitará novas perspectivas para o acompanhamento das atividades turísticas, o funcionamento das atividades econômicas e para o dia a dia dos noronhenses, além de sermos exemplos para outros lugares que estão no combate à pandemia”, afirmou.

Dividido em três etapas, o estudo consiste em exames feitos através da coleta de sangue, a fim de identificar a quantidade de anticorpos que trabalham no combate à proteína spike do Sars-Cov-2. As coletas têm início nessa quarta, a segunda será em setembro, 28 dias após a aplicação da segunda dose da vacina, e a última em fevereiro de 2022.

Segundo Mozart Sales, especialista da Secretaria Estadual de Saúde e coordenador do Termo de Cooperação entre a Secretaria e a Organização Pan-Americana da Saúde, os testes da nova fase serão ainda mais completos, porque vão incorporar também a imunidade celular que, somada à epidemiologia populacional, possibilitará a percepção da evolução dos anticorpos.

“Podemos dar respostas para o Brasil e o mundo acerca do comportamento da Covid e quais as medidas sanitárias que têm que ser adotadas. Talvez entrar no debate sobre a questão da terceira dose ou dose de reforço da vacina, qual o momento e mesmo se será necessária”, afirmou.

Para participar do estudo, o morador cima de 18 anos deve comparecer a hospital de campanha do arquipélago, realizar o cadastro e a coleta do sangue. O atendimento vai durar dez dias, das 9h às 12h e 14h às 17h de segunda a sexta, e das 8h às 14h no sábado. Os 900 participantes que participaram do estudo em 2020 seguirão na nova pesquisa.