Acontece

Vacinação faz o Brasil ter 40% menos casos e mortes por Covid-19

Foto: Rodrigo Carvalho
Com mais de 96 milhões de brasileiros já com a primeira dose, números caíram em um mês

O Brasil está próximo de atingir a marca de 100 milhões de brasileiros que receberam ao menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o avanço do programa de imunização resultou numa queda de cerca de 40% no número de casos e mortes pela doença.

No período de 25 de junho a 25 de julho deste ano, o país registrou uma diminuição de 42% no número de óbitos e 40% no número de novos casos. Na prática, o país saltou de 1,92 mil para 1,17 mil mortes diárias e viu o número de novas infecções cair para 42,77 mil no último domingo (25).

Mais de 96,3 milhões dos brasileiros adultos já tomaram a primeira dose da vacina, o equivalente a 60% da população. Já as pessoas completamente imunizadas, tendo recebido as duas doses ou tomado a dose única, somam 37,9 milhões.

Ao todo, 164,4 milhões de doses foram enviadas para os estados, sendo a maioria da AstraZeneca/Oxford (81,5 mi), seguida pela CoronaVac/Sinovac (60,4 mi), Pfizer/Biontech (17,8 mi) e Janssen (4,7 mi).

O Ministério da Saúde espera a entrega de mais de 600 milhões de vacinas de diferentes laboratórios ao Plano Nacional de Imunização (PNI) até o fim do ano. Desse total, 63 milhões são aguardadas para agosto.

A expectativa é que a produção de doses da vacina da AstraZeneca seja iniciada no Brasil em outubro, após um acordo assinado para a transferência da tecnologia do imunizante, responsável pela produção do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), para a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz).