Acontece

Pelo terceiro dia, Brasil tem média de mortes abaixo de mil

Foto: Bruno Rocha/Estadão Conteúdo
Tendência de queda nos números da pandemia vem desde a segunda quinzena de junho

O Brasil vem apresentando avanços no combate à pandemia da Covid-19, após um período complicado e mais de 550 mil mortes. Nesta segunda (2), o país registrou a terceira baixa seguida na média móvel de mortes de sete dias no país.

O país vem registrando uma queda dos números desde a segunda quinzena de junho, tendo chegado a menos de mil mortes diárias no dia 31 de julho. O patamar foi mantido nos dias 1 e 2 de agosto, sendo este último o melhor resultado até então, 960,14 óbitos.

Os números trazem uma esperança, já que o Brasil enfrentou de 23 de janeiro até o fim de julho a fase mais letal da pandemia desde 2020, chegando a picos de três mil mortes diárias.

De acordo com pesquisadores da Fiocruz, o principal motivo da baixa no número de óbitos e internações por Covid-19 é o avanço da vacinação – apesar do país ainda estar num patamar elevado de casos e mortes pela doença, que inclusive continuam superando a maior parte do ano passado. Segundo os especialistas, o Brasil vive uma nova fase da pandemia, em que há intensa circulação do vírus e menos impacto no número de internações e mortes.

Apesar do recuo dos óbitos entre setembro e novembro de 2020, quando chegou a registrar 323 mortes num período de 24 horas, o país viveu uma alta de casos com o relaxamento das medidas de isolamento, as festas de fim de ano e a disseminação da variante Gama, elevando o número para 706 óbitos no dia 31 de dezembro. Os números seguiram aumentando e atingiram seu ápice no dia 12 de abril deste ano, com 3.123,57 mortes diárias.

Um novo aumento foi registrado em junho, quando o país superou novamente os 2 mil óbitos por dia, mas vem mantendo uma tendência de queda desde então.

Com informações do UOL.