Acontece Agenda

Carlos Moraes celebra 30 anos do 1º transplante de coração em PE

Médico Carlos Moraes celebra os 30 anos do 1º transplante de oração em PE - Foto: Arthur Muniz/Folha de PE
O Instituto do Coração do Real Hospital Português, promove, nesta quinta (19), às 17h, palestras que serão ministradas pelos médicos Carlos Moraes, Fernando Moraes e Deuzeny Tenório e pela enfermeira Siglya Santos

Carlos Moraes, João Wanderley e Fernando Moraes do Instituto de Coração de Pernambuco comemoram nesta quinta-feira (19), os 30 anos do 1º transplante de coração em PE, com homenagem do Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (Cremepe).

Na ocasião, Carlos e Fernando Moraes, Deuzeny Tenório e a enfermeira Siglya Santos irão ministrar uma palestra sobre o tema. Após, será servido um coquetel aos convidados.

O evento será no Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco na rua Conselheiro Portela, 203, no bairro do Espinheiro, no Recife.

1º transplante

O primeiro transplante cardíaco de Pernambuco foi realizado em 1991 e teve como principal cirurgião Dr. Carlos Moraes, referência na área. O procedimento colocou a medicina do Estado em um nível mais elevado.

“A partir do primeiro transplante, nós criamos um Programa de Transplante Cardíaco com uma equipe numerosa que atende pacientes que estão no estágio final da insuficiência cardíaca”, pontuou Carlos Moraes em entrevista para a Folha de Pernambuco

Para o especialista, o início dos procedimentos de transplante cardíaco no Estado foi fundamental, também, para que a equipe médica deixasse de lado o medo de tratar pacientes em estado grave.