Acontece

No Rio, grupo recebe vacina da pólio em vez de dose contra Covid

Foto: Divulgação/Governo de SP
Erro aconteceu em São João da Barra, no interior do estado

Cerca de 44 pessoas receberam doses da vacina contra a poliomielite no lugar do imunizante contra a Covid-19 em São João da Barra, no interior do Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do município nesta quarta-feira (18).

De acordo com a pasta, a própria servidora que aplicou as doses admitiu o erro ao aplicar a vacina entre as pessoas com idades entre 21 e 44 anos. O equívoco aconteceu no momento de separar os frascos e, em nota, a secretaria afirmou que “assim que percebeu o erro, ela suspendeu a aplicação da vacina e comunicou ao setor responsável”.

Segundo a Prefeitura de São João da Barra, dentro de 15 dias, as 44 pessoas que receberam o imunizante errado receberão a dose correta da vacina anticovid. O Executivo municipal esclareceu ainda que a vacina contra a pólio não possui efeitos colaterais e não é contraindicada para mulheres lactantes.

“Ela (vacina contra a poliomielite) é aplicada em crianças e não há necessidade de aplicação em adultos, somente em casos de deslocamento para países com o surto da doença”, esclareceu a Secretaria de Saúde.

Ainda em nota, a prefeitura afirmou que vai solicitar ao governo estadual a reposição das doses de vacina contra a poliomielite na cidade.

Com informações do UOL.