Acontece

Rio vai aplicar terceira dose da vacina em idosos em setembro

Foto: Edu Kapps/Prefeitura do Rio
Processo deverá se estender até novembro, sendo iniciado por asilos e casas de repouso

O secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, anunciou que a cidade vai dar início à aplicação de uma terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos a partir de setembro, num processo que deve se estender até o mês de novembro.

A decisão foi tomada por recomendação do comitê científico de enfrentamento à pandemia, e a vacina será destinada a todas as pessoas com 60 anos ou mais, a se iniciar por asilos e casas de repouso. Os imunizantes usados no processo serão os da Pfizer e da AstraZeneca, que deverão ser aplicados independentemente dos usados doses anteriores.

Sem descartar a possibilidade de uma negociação direta com os institutos produtores, a Secretaria municipal de Saúde deverá conversar com o Governo Federal, a fim de que a pasta se planeje para conseguir entregar as doses de reforço.

A nova rodada de vacinação na capital carioca foi determinada em reunião que contou com a presença do superintendente do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, Marcelo Lamberti, que concordou com a necessidade de uma dose de reforço da vacina nos idosos. Sobre o escalonamento, a secretaria adiantou que tem como base os cronogramas de entregas de doses dos fabricantes ao governo federal.