Acontece

Rio de Janeiro adia reabertura por avanço da Variante Delta

Foto: Dikran Junior/Estadão Conteúdo
A prefeitura da capital carioca ainda não sabe quando será possível iniciar o plano de retomada gradual das atividades

O Rio de Janeiro vive um momento frustrante. Com planos de retomar as atividades de forma gradual a partir da próxima semana, a cidade precisou adiar a reabertura econômica devido ao avanço da variante Delta da Covid-19.

Nesta quinta-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde anunciou, em nota, que a prefeitura optou por acatar as recomendações do Comitê Especial de Enfrentamento da Covid-19 de adotar medidas de combate à pandemia, entre elas o cancelamento da programação prevista, como eventos públicos em locais abertos e a presença de 50% de público em casas de shows, boates e estádios de futebol.

A decisão barra ainda o plano da prefeitura de autorizar 100% da capacidade em outubro e a desobrigação do uso de máscaras em novembro, ao menos por enquanto.

“Desde o primeiro anúncio sobre o plano de reabertura, foi frisado que essas medidas estavam condicionadas a um cenário epidemiológico favorável. Em não confirmando essas condições, o planejamento poderia ser revisto”, ressalta a pasta em nota.

O adiamento dos planos de reabertura culminou numa indefinição acerca de quando a cidade poderá realizar esses eventos e flexibilizar as restrições. De acordo com o secretário de saúde Daniel Soranz, o cenário já era esperado, por causa da chegada do inverno e de uma variante do coronavírus.

O Rio de Janeiro é, hoje, o epicentro da variante Delta no Brasil.