Acontece

Portugal volta a autorizar a entrada de turistas brasileiros

Foto: Reprodução
Quem viaja do Brasil para Portugal precisa apresentar um teste negativo para a Covid-19 antes do embarque

A entrada de turistas brasileiros em Portugal, que estava proibida desde março de 2020, voltou a ser autorizada. A decisão foi publicada no Diário da República e entra em vigor já nesta quarta-feira (1º).

O documento tem validade até 16 de setembro, “podendo ser revisto em qualquer altura, em função da evolução da situação epidemiológica”, e revoga a decisão anterior do governo, que havia prorrogado a proibição de viagens não essenciais a partir do Brasil até o fim de setembro.

Apesar do impacto da medida, até o fim da manhã (hora local), o governo luso ainda não se pronunciou ou deu mais detalhes sobre a mudança.

Em nota enviada à Folha de S. Paulo, o ministério dos Negócios Estrangeiros afirmou que “a partir de agora, os passageiros oriundos do Brasil deixam de estar sujeitos à obrigação de quarentena”.

Nos últimos meses, quem viajava do Brasil para Portugal –e não tinha o passe sanitário europeu válido– estava sujeito a um confinamento obrigatório de 14 dias após a chegada ao país.

O ministério não respondeu aos questionamentos sobre obrigatoriedade e reconhecimento de vacinas, temas sobre os quais o despacho que libera as viagens também não faz referência.

Pelas regras atualmente em vigor, quem viaja do Brasil para Portugal precisa apresentar um teste negativo para a Covid-19 antes do embarque. Os governos dos dois países estão trabalhando em um acordo para o reconhecimento de vacinas.

Com informações da Folha de S. Paulo.