Acontece

Setor de turismo apela pela volta do Horário de Verão

Foto: Arquivo/Agência Brasil
Extinto em 2019, o horário de verão deve impulsionar a economia e diminuir o consumo de energia elétrica

Entidades dos setores do Turismo do Comércio brasileiro têm insistido com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para que ele decida pelo retorno do Horário de Verão, extinto em 2019. O objetivo é recuperar as perdas da pandemia e criar uma alternativa para superar a crise hídrica histórica que coloca o país em risco energético.

Os empresários têm feito apelos ao presidente desde julho, alegando que a medida deve trazer mais consumidores e irá permitir o fim do expediente em indústrias e fábricas, reduzindo o consumo de energia elétrica, além de impulsionar as pessoas a aproveitarem os momentos com mais luz solar com a família e amigos.

Entre os negócios que podem ter um impacto positivo com a volta do horário de verão, estão os bares, restaurantes e lanchonetes. O setor de alimentação foi um dos mais afetados pela pandemia, com cerca de 37% das empresas operando no prejuízo.

“Adicionalmente, o retorno do horário de verão é mais um gesto na direção de sinalizar para a sociedade a importância de cada um dar sua contribuição na economia de energia, em alinhamento com a campanha que será realizada pelo Governo Federal”, ressalta a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs).