Acontece

SP estuda manter uso de máscaras em alguns ambientes pós-pandemia

Foto: Nelson Antoine/Estadão Conteúdo
Governo observará indicadores da pandemia para definir como se dará a possível flexibilização do uso de máscaras em ambientes abertos

O Centro de Contingência da Covid-19 está prestes a enviar uma recomendação formal ao governo de São Paulo para manutenção do uso de máscaras em ambientes hospitalares mesmo após o fim da pandemia. A medida visa assegurar a saúde de médicos e pacientes.

De acordo com o coordenador executivo do comitê, João Gabbardo, não há a expectativa de retirada urgente da obrigatoriedade do uso do aparelho de proteção, ainda que o Estado apresente números positivos, como a redução no número de casos, internações e óbitos pela Covid-19 e o alcance de 80% da população com esquema vacinal completo.

Ainda segundo Gabbardo, os indicadores relacionados à cobertura vacinal e transmissibilidade apresentados pelo comitê servirão para orientar uma possível flexibilização do uso da máscara, tendo como foco inicial os ambientes externos, ao ar livre e sem aglomerações. Além disso, será necessário observar o impacto da volta á aulas presenciais, o retorno do público aos eventos e a redução do distanciamento social para decidir sobre a flexibilização.