Acontece

Consulado Geral dos EUA no Recife retoma emissão de vistos

Fachada do Consulado Americano, na Boa Vista. (Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco)
Em 8 de novembro, os viajantes já podem solicitar a emissão de vistos. É preciso agendar antes de seguir ao local

Boa notícia aos brasileiros que pensam em viajar para os EUA: o Consulado Geral Americano no Recife informou, nesta quinta (28), a retomada da emissão de vistos com data marcada a partir do dia 8 de novembro. É preciso agendar antes de seguir ao local.

Em coletiva de imprensa virtual para todo o Nordeste, com a presença da cônsul geral, Jessica Simon, e com o chefe da Seção Consular, Will McGhee, foi anunciado a nova política para entrada de viajantes aos EUA, e os detalhes sobre o retorno de vistos.

Cônsul geral Jessica Simon, e o chefe da Seção Consular, Will McGhee – Foto: Reprodução

De acordo com a cônsul geral, o governo norte-americano determinou que os passageiros que não sejam cidadãos ou imigrantes devem apresentar comprovante de vacinação, seja digital ou impresso. Além disso, os viajantes devem estar completamente vacinados antes de viajar.

O comprovante de vacinação deve conter o nome, a data de nascimento, o produto vacinado e as datas da administração de todas as doses – e um teste PCR ou antígeno negativo feito até três dias antes do embarque. Com exceção dos menores de 18 anos que não precisam apresentar o comprovante de vacinação, porém devem ter um teste negativo realizado no mesmo período dos adultos que os acompanham.

Vale ressaltar que vão ser aceitas todas as vacinas aprovadas integralmente e para uso emergencial pelo FDA (agência reguladora dos Estados Unidos) e Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o mix de vacinas. A dose final deve ter sido aplicada ao menos 2 semanas antes de embarcar.

A cônsul geral também alertou para que os brasileiros planejem suas viagens com antecedência. “As compras das passagens aéreas sejam feitas apenas após a aprovação do visto”. “À medida que a situação da Covid-19 no Brasil melhorar, vamos abrir mais vagas de vistos”, declarou, Jessica Simon.

Vale lembrar que todos os processos para realizar emissão de vistos agora estão concentrados no Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife, localizado no bairro da Soledade, área central da capital pernambucana. O anterior, do Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, não realiza mais emissão de vistos.