Acontece

Democrata Eric Adams é eleito prefeito de Nova York

Foto: EDUARDO MUNOZ (AP)
Ex-capitão da polícia se torna o segundo homem negro a governar a maior cidade dos EUA

O democrata Eric Adams, um ex-capitão da polícia nova-iorquina, que fez da luta contra o racismo uma máxima em sua carreira, se tornou o novo prefeito de Nova York. Esta é a segunda vez que um homem negro vence as eleições na maior cidade dos Estados Unidos.

Adams, que assumirá o cargo em 1º de janeiro, sucedendo o impopular Bill de Blasio, terá que enfrentar as consequências econômicas da pandemia de covid-19, que atingiu duramente a cidade, assim como a insegurança, principal preocupação de parte do eleitorado, que confia nele por sua vasta experiência de 22 anos na polícia.

O ex-policial derrotou o republicano Curtis Sliwa, de 67 anos, fundador da benevolente patrulha urbana “Anjos da Guarda” e amante de gatos.

Empolgado após votar no Brooklyn, onde nasceu em uma família pobre, Adams disse que esta eleição é uma espécie de vingança daquele “garotinho” que flertou com o crime e a exclusão social, como acontece com muitos nova-iorquinos de baixa renda.

Adams, que venceu as primárias de seu partido com forte apoio dos eleitores da classe média, da comunidade negra e do movimento operário, prometeu reduzir as desigualdades que prevalecem no templo do capitalismo.

Com informações do Estadão.