Acontece

Ministério do Turismo trabalha pelo retorno de cruzeiros a Noronha

Cruzeiro marítimo no Porto do Recife - Foto: Divulgação
Pasta vai contra proibição do Governo de Pernambuco

O Ministério do Turismo divulgou uma nota, nesta quinta-feira (18), afirmando que trabalha para viabilizar a volta dos cruzeiros marítimos a Fernando de Noronha. A decisão vai contra o Governo de Pernambuco, que publicou um decreto que proíbe o retorno da atividade à ilha.

Cruzeiro marítimo – Foto: Divulgação

Aliás, a nota do ministério destaca a importância econômica da atividade. “O Ministério do Turismo segue trabalhando junto a outros órgãos do governo para garantir a inclusão de Fernando de Noronha como escala dos cruzeiros marítimos realizados no país. Vale ressaltar que a atividade, retomada no dia 5 de novembro, tem a estimativa de injetar R$ 1,7 bilhão na economia brasileira”.

Leia Mais

Governador da Bahia coloca Carnaval de 2022 em cheque

O governo de Pernambuco reviu a decisão de autorizar temporadas de cruzeiros em Noronha, anunciada anteriormente, e decidiu que os navios turísticos não podem voltar a aportar na ilha. Pernambuco, aliás, havia liberado do retorno das operações no dia 11 de novembro.

Fernando de Noronha – Foto: Divulgação

Além disso, segundo o governo estadual, Fernando de Noronha não está incluído no roteiro dos cruzeiros porque a ilha segue critérios rígidos de proteção ambiental. Aliás, de acordo com o executivo estadual, as temporadas regulares de navios turísticos em Noronha estão suspensas desde 2013. O decreto estadual determina que “permanecem em vigor as restrições relativas a operação de cruzeiros decorrentes das normas ambientais vigentes”.