Acontece

Ao menos 70 cidades de São Paulo cancelam carnaval em 2022

Foto: Cris Faga/Fox Press Photo/Estadão Conteúdo
Prefeituras querem evitar aglomerações, a fim de evitar um novo aumento de infecções pela Covid-19

As prefeituras dos municípios paulistas de Altinópolis Barrinha, Borborema, Botucatu, Brodowski, Cabreúva, Caçapava, Caconde, Cajuru, Campo Limpo Paulista, Cássia dos Coqueiros, Catanduva, Cunha, Dobrada, Dumont, Fernandópolis, Franca, Guaíra, Guariba, Guatapará, Iacanga, Ibitinga, Itapetininga, Itápolis, Itatiba, Itupeva, Jaboticabal, Jacareí, Jarinu, Jundiaí, Lagoinha, Louveira, Luis Antônio, Marília, Mogi das Cruzes, Monte Alto, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Orlândia, Piacatu, Pitangueiras, Pradópolis, Poá, Potirendaba, Redenção da Serra, Ribeirão Preto, Rifaina, Roseira, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santa Ernestina, Santa Rosa do Viterbo, Santo Antônio da Alegria, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São Joaquim da Barra, Sarapuí, Sorocaba, Suzano, Taquaritinga, Taubaté, Ubatuba, Uchoa, Urupês, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo anunciaram que não haverá comemorações oficiais de carnaval em 2022.

De acordo com as gestões dos municípios, a decisão de cancelar a festa se dá devido ao risco do aumento de infecções por Covid-19 provocadas pelas aglomerações proporcionadas durante os festejos de momo. Além disso, algumas prefeituras alegaram falta de recursos para realização das comemorações, devido ao alto investimento no controle da doença.

A expectativa é que a festa volte ser realizada somente em 2023, momento em que se espera que a doença esteja sob controle não só no país, como no mundo, já que o carnaval tende a reunir turistas internacionais.

Em Santo Antônio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira, a prefeitura estuda realizar uma folia fora de época, assim que a pandemia se mostrar mais controlada. “Como outras cidades também propuseram, podemos fazer um carnaval fora de época, talvez no segundo semestre”, disse o prefeito Anderson Mendonça (PSDB).

Em São Luiz do Paraitinga, Brotas e Socorro a festa não foi cancelada, mas há uma análise sendo feita pelas prefeituras, a fim de definir se há ou não um cenário favorável para a realização do carnaval. O foco é estender a vacinação completa na população.

Cidades como Campinas, São José do Rio Preto e Santos, o planejamento da festa segue mantido, mas ainda não há uma definição concreta por parte das prefeituras.

Com informações do Estadão.