Acontece

COVID: 61 viajantes da África do Sul testam positivo na Holanda

Foto: AP
Os viajantes vão realizar novos testes para ver se alguma das infecções é da variante Ômicron

A preocupação atual é com a nova variante da Covid-19, a Ômicron, detectada na África do Sul. Na sexta-feira (26) as autoridades de saúde da Holanda disseram que 61 pessoas que chegaram a Amsterdã em voos vindos do país sul africano testaram positivo para o coronavírus.

Neste sábado (27), os viajantes vão realizar novos testes para ver se alguma das infecções é da variante Ômicron. Com isso, os 600 passageiros que chegaram ao Aeroporto Schiphol, na capital holandesa, tiveram que enfrentar horas de atrasos e testes por conta da preocupação com a nova variante.

Foto: Getty Images

Em comunicado, as autoridades de saúde afirmaram que “os viajantes com resultado positivo serão colocados em isolamento em um hotel próximo a Schiphol”. “Em relação aos resultados positivos, estamos pesquisando o mais rápido possível se eles são referentes à nova variante, agora chamada de Ômicron”, acrescentou.

Em meio a alerta mundial da nova variante, o governo holandês proibiu todas as viagens aéreas da África do Sul na manhã de sexta. O ministro da Saúde da Holanda, Hugo de Jonge, determinou que os passageiros que já estavam a caminho do país seriam submetidos a testes e quarentena na chegada.

A nova variante já foi detectada em outros locais, como Israel, Bélgica e Hong Kong. No Brasil, ainda não há casos da variante Ômicron, disse o governo. O ministério da Saúde afirma que “está em constante vigilância” para definir medidas de prevenção.

Com informações da CNN e UOL.