Acontece

“Bora Pernambucar” vira programa na Rede Globo

Imagem: Matheus Ribeiro
Apresentado por Caio Braz, o programa promete levar os telespectadores a conhecer as mais belas paisagens e os lugares mais ricos em cultura

Neste sábado (1), estreia o programa “Bora Pernambucar Como Você Nunca Viu”, na Rede Globo, logo após o Jornal Hoje. Comandado por Caio Braz, o programa promete levar os telespectadores pelas paisagens mais belas, os lugares mais curiosos e ricos em cultura, sabores e com os pernambucanos que mais adoram receber os visitantes na capital pernambucana.

O programa é uma realização da Secretaria de Turismo e Lazer e da Empetur, com a produção da Coruja Films. O influenciador digital e também apresentador desta atração, Caio Braz, partiu de Kombi, do Marco-Zero, no Recife, para percorrer todo o Estado.

De acordo com o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, ele diz que está muito feliz por mostrar todas as riquezas de Pernambuco em TV aberta. “O Bora Pernambucar é um projeto que muito nos orgulha. Fizemos uma aposta certeira de interiorizar as nossas ações no turismo e colhemos muitos frutos. Municípios que nunca haviam pensado em turismo, se organizam e já recebem visitantes; regiões com maior potencial, fora do Litoral, onde o nosso turismo já domina, investiram ainda mais, com apoio do Governo do Estado, e entraram no roteiro dos pernambucanos. Estamos muito felizes em conseguir iniciar o novo ano com esta parceria com a Rede Globo, mostrando todas as riquezas de Pernambuco em TV aberta”, destaca ele.

Leia mais
Morre, aos 83 anos, a escritora Lya Luft

O episódio de estreia tem 37 minutos de duração e mostra o começo da aventura de Caio Braz pelo sertão de Pernambuco. A primeira cidade do roteiro é Petrolândia, localizada às margens do Rio São Francisco, onde fica a famosa Igreja do Sagrado Coração, mais conhecida como Catedral Submersa. A brincadeira lá é passear de catamarã e mergulhar sob as ruínas do velho templo. Em seguida, uma parada na Ilha de Rarrá, espécie de beach club, ou melhor, “river club” sertanejo, que recebe turistas o ano todo.

Entre um passeio e outro, Caio visita o espaço Café com Arte, onde as mulheres produzem e vendem peças de artesanato feitas com o couro da tilápia. A visita a Petrolândia termina com uma ida à Praia do Sobrado, chamada de “A Noronha do Sertão”.

Após isso, a viagem segue para São José do Belmonte, berço do Movimento Armorial. Lá, ele é recebido com uma salva de tiros de bacamarte e conhece a famosa Pedra do Reino, lugar histórico, que inspirou o mestre Ariano Suassuna.  No mesmo lugar, prova a galinha de capoeira de Dona Quininha e termina a viagem assistindo uma representação da ‘cavalhada ritual’ da cultura europeia.

Finalizando São José do Belmonte, Braz segue para Triunfo, a cidade erguida no entorno do Lago João Barbosa Sitônio, com seu casario recuperado, o imponente Cine Theatro Guarani e o teleférico do Sesc. Aqui, Caio visita a Cachaçaria Triunfo, a Casa dos Caretas e bate um papo e assiste a uma apresentação do grupo musical Radiola Serra Alta.

A maratona pelo Sertão contempla também Floresta, pequena cidade banhada pelo Riacho do Navio, recheada de histórias para contar. O centro histórico bem conservado e as ruas repletas de tamarineiros chamam a atenção.

O primeiro episódio do “Bora Pernambucar Como Você Nunca Viu” finaliza mostrando o destino que é um verdadeiro ícone do Sertão pernambucano: Serra Talhada. A terra natal de Virgulino Lampião recebe o visitante com um roteiro conduzido por um guia vestido de cangaceiro, que leva Caio por caminhos trilhados por Lampião e seu grupo.