Acontece

Rio cancela carnaval de rua, mas mantém desfiles no Sambódromo

Rio de Janeiro, Brasil (Foto: Getty Images)
Segundo ele, isso ocorre porque a festa no Sambódromo permite a exigência de vacinação contra a Covid

Na mesma live realizada ontem (4), em que anunciou o cancelamento do carnaval de rua, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, reforçou que os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí, por outro lado, permanecem confirmados. Segundo ele, isso ocorre porque a festa no Sambódromo permite a exigência de vacinação contra a Covid-19 e o controle de testagem, o que não seria possível nos desfiles dos blocos pelas ruas.

Foto: Divulgação

O cancelamento do carnaval de rua é devido à alta da taxa de transmissão da variante Ômicron na cidade. A decisão foi tomada em reunião do perfeito Eduardo Paes (PSD) com lideranças de associações de blocos de rua. “Não haverá Carnaval de rua nos moldes do passado”, disse o prefeito na transmissão online.

Além da Covid-19, o Rio e várias outras cidades ainda vivem uma epidemia de gripe (Influenza) e já registrou um caso da chamada “flurona” – um adolescente, de 16 anos, que testou positivo tanto para Covid quanto para a Influenza.

Ao menos três capitais brasileiras – Salvador, Belo Horizonte e Fortaleza – já confirmaram o cancelamento da realização do Carnaval 2022 devido à alta da variante Ômicron nos estados.