Acontece

Morre, aos 94 anos, o ator Sidney Poitier

Imagem: Reprodução/Internet
O ícone do cinema norte-americano morreu nesta sexta-feira (7)

Uma grande perda para o cinema! Morreu, nesta sexta-feira (7), aos 94 anos de idade, o ator norte-americano Sidney Poitier. A informação foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores das Bahamas, Fred Mitchell. A causa da morte ainda não foi revelada.

Sendo indicado a dois Oscars, Sidney se tornou o primeiro ator negro a vencer o prêmio em 1964, por sua impecável atuação em Uma Voz nas Sombras (1963). Além disso, ele se destacou como diretor e ativista dos direitos humanos, igualdade racial e dignidade humana para a população negra dos Estados Unidos e do resto do mundo.

Em 2002, ele recebeu o prêmio honorário da Academia por sua contribuição às artes e também ao cinema.

O astro já estrelou filmes como “Adivinhe quem vem para o jantar (1967)”, “No Calor da Noite (1967)”, “Ao Mestre, com carinho (1967)”, “Uma vez nas sombras (1963)”, entre outros.

Leia mais
Milton Gonçalves sofre com as sequelas deixadas pelo AVC

Em uma entrevista dada para a revista Newsweek em 1988, o ator conta não era tão comum ver negros no set de filmagem. “Fiz filmes quando o único outro negro no local era o engraxate, como era o caso na MGM. Eu era o único cara preto na turma”, conta ele.

Nascido em 1927, em Miami, porém foi criado na região das Bahamas, no Caribe, e aos 15 anos de idade, se mudou para Nova York. Formado pela companhia North American Negro Theatre, ele fez sua primeira aparição nas telonas em 1948. Ao todo, já foram mais de 40 personagens em toda a sua carreira.