A região metropolitana de Belo Horizonte está sofrendo com as chuvas intensas desde o início do ano. Aliás, os temporais já superam a média histórica em três regiões. Além dos estragos na capital, como deslizamentos, cidades do entorno estão em estado de emergência.
Leia Mais
Rocha atinge pelo menos três lanchas em Capitólio (MG)
Brumadinho, por exemplo, amanheceu neste domingo (9) sob muita água. Isso porque o Rio Paraopeba transbordou e invadiu casas e comércios. Além disso, pontes do município foram interditadas. Conforme comunicado divulgado pela Defesa Civil na noite de sábado (8), o alerta atingiu o nível 3 — o mais crítico. Devido às fortes chuvas, a Prefeitura de Brumadinho adotou o Plano de Contingência, para preservar vidas e bens em casos de inundações, alagamentos e deslizamentos devido às chuvas.
Além disso, uma barragem transbordou e a água, junto à lama, inundou a BR-040, em Nova Lima. Aliás, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais (AGE) pediram o bloqueio de R$ 1 bilhão e aplicação de multa diária contra a mineradora Vallourec, devido ao incidente.
Adicionar comentário