Acontece

Semana de Arte da Christal Galeria celebra manifestação artística

Imagem: Pierra Lobo
Comemorando seu primeiro ano de funcionamento, o espaço cultural apresentará uma programação diversificada e totalmente gratuita

Na próxima semana, entre os dias 25 ao dia 29 de janeiro, acontecerá a primeira Semana de Arte da Christal Galeria para comemorar o aniversário de um ano do espaço, localizada no bairro do Pina, na zona sul do Recife.

Com uma programação totalmente gratuita, a galeria promete abraçar diversas manifestações artísticas, indo da literatura ao cinema, da fotografia à música, do teatro ao desenho e, assim, oferecendo ao público recifense uma chuva de atrações e reiterando a função do em torno das artes.

Na terça-feira (25), por exemplo, iniciando a semana de arte, as atrações serão duas peças teatrais. Uma será “O Matuto”, de Rapha Santacruz, que interpreta um personagem saído de um folheto de cordel em um misto de palhaço e mágico, às 16h. Já a segunda atração acontecerá as 18h30 mas, desta vez, ficará por conta de “O dia que a morte sambou”, onde Valéria Rey Soto e Habib Zahra apresentarão o conto homônimo de autoria de ambos, que trata-se sobre um processo doloroso e solitário visto de outra forma, como parte de um ciclo infinito, onde tudo se renova e transforma.

No segundo dia, que será na quarta-feira (26), às 16h, George Barbosa apresenta uma visita guiada pela sua exposição “Libertar do Gesto” falando sobre cada obra e trazendo questões relacionadas ao processo artísticos dos trabalhos expostos. Ao final do percurso, ele irá ao espaço do Christal Café e fará uma oficina de desenho com modelo vivo, mostrando e interagindo com o público. Já às 19h, será realizada uma mostra de curtas-metragens pernambucanos, com curadoria de Julio Cavani. Durante 50 minutos, será possível assistir o Modelo Vídeo, de Leonardo Lacca; Bajado, de Marcelo Pinheiro; Da Boca da Noite à Barra do Dia, de Tiago Delácio e Eu faço a minha Sambada, de Juliana Lima. Sendo estes dois últimos inéditos em Recife.

Leia mais
Daiana Garbin testa positivo para Covid e nota sintomas na filha

No terceiro dia de programação, na quinta-feira (27), o workshop “Fotografia de paisagem”, com o fotógrafo Gustavo Maia, ás 17h, irá abordar sobre alguns aspectos como composição, importância da cor, posição do horizonte e qualidade da iluminação na fotografia. Aliás, neste mesmo dia, com a presença de Raphael Fraeman, Bruna Maciel e Fernando Araújo, será promovido, entre 18h30 e 20h, um debate sobre questões em torno da leitura e também da literatura trazendo temas como a formação do leitor, a importância da leitura como hábito em cada fase do desenvolvimento e o papel da literatura enquanto expressão artística.

Já nos dois últimos dias da Semana de Arte, haverá atrações musicais por Clarissa Garcia. Na sexta-feira (28), a partir das 18h, terá o grupo “Os caras do Blues” se apresentando. Das 20h às 22h terá a apresentação do trio Alexandre Rodrigues, Gabriel dos Anjos e Laís Senna trazendo um show com repertório sobre a obra de Guinga.

Já no sábado (29), serão feitas duas apresentações de Choro, uma às 16h, com Betto do Bandolim e Grupo Sagrada Boemia Choro que farão uma homenagem a Pixinguinha, e outra apresentação às 18h com uma homenagem a Waldir Azevedo feita pelo Duo Sensível.

Devido a pandemia, todos os protocolos sanitários estabelecidos pelo Governo de Pernambuco será respeitado. Portanto, só entrará na galeria quem apresentar o comprovante de vacina com o esquema vacinal completo. Além disso, a quantidade de público será limitada, com acesso por ordem de chegada.