Acontece

Boris Johnson celebra aniversário durante restrições da Covid-19

Imagem: AFP
A esposa do primeiro-ministro britânico, Carrie Johnson, deu uma festa de aniversário surpresa para Boris Johnson durante a primeira quarentena

Nesta segunda-feira (24), a emissora britânica ITV News divulgou que o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, realizou uma festa de aniversário durante as restrições da covid-19, em junho de 2020, quando reuniões sociais em ambientes internos estavam proibidas para conter a propagação do vírus.

Na reportagem exibida pelo veículo de comunicação, mostra que a sua esposa, Carrie Johnson, ajudou a organizar a comemoração na tarde do dia 19 de junho. Ao todo, 30 pessoas teriam participado da festa de aniversário do primeiro-ministro na Sala do Gabinete, em sua residência oficial.

Em sua defesa, o gabinete de Boris respondeu que, naquele dia, um grupo de funcionários que estavam trabalhando foram até a Sala do Gabinete para desejar um feliz aniversário e que ele esteve lá por menos de 10 minutos.

Assim, este episódio só aumenta ainda mais a pressão sobre Boris devido a uma série de eventos na Downing Street que furaram as restrições da Covid-19. Aliás, já foram divulgadas diversas festas em diferentes datas em que o primeiro-ministro estava presente, inclusive na véspera do funeral do príncipe Philip.

Até que, no dia 12 de janeiro, Boris foi ao Parlamento para se desculpar por suas participações em evento de sua equipe que furaram as regras de confinamento no país. Logo em seguida, dirigiu as mesmas palavras à rainha por festas no gabinete na véspera do funeral do príncipe Philip, quando o Reino Unido estava em luto.

Na última semana, ele, mais uma vez, pediu perdão pelos acontecimentos que podem lhe custar o cargo. “Lamento profunda e amargamente o que aconteceu, e só posso renovar minhas desculpas à Sua Majestade e ao país”, disse ele em entrevista a jornalistas.

O britânico luta para permanecer no cargo, mas correligionários já estudam e analisam quem pode ocupar a residência oficial em Downing Street.

Com informações da Folha de São Paulo.