Acontece

Ministério determina suspensão do filme de Gentili e Porchat

Danilo Gentili e Fábio Porchat - Foto: Divulgação
Globoplay e o Telecine classificaram como censura a determinação e afirmaram que não irão cumprir a decisão

O Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou, nesta terça-feira (15), em caráter cautelar, que as plataformas com direitos de distribuição do filme “Como se Tornar o Pior Aluno da Escola” (2017), de Danilo Gentili, suspendam imediatamente a exibição do longa, que ainda conta com a participação de Fábio Porchat. Se as empresas não cumprirem a decisão da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) em cinco dias, podem ser penalizadas com multa diária de R$ 50 mil.

Filme “Como se Tornar o Pior Aluno da Escola” – Foto: Divulgação
Leia Mais

Eliminados do BBB 22 voltam ao reality nesta quinta (17)

A pasta comandada pelo ministro Anderson Torres alega que a suspensão é aplicada “tendo em vista a necessária proteção à criança e ao adolescente consumerista”. São citados, para embasar a decisão, o Código de Defesa do Consumidor e a Constituição Federal. Aliás, Anderson Torres criticou o filme no fim de semana. Ele afirmou que o longa tem “detalhes asquerosos”. Além disso, o ministro adiantou, então, que a pasta iria adotar “providências cabíveis” para o caso.

Ainda assim, o Globoplay e o Telecine classificaram como censura a determinação do Ministério da Justiça e Segurança Pública acerca do filme. Aliás, a plataforma de streaming afirma, por meio de nota, que não irá retirar a obra de seu catálogo, contrariando a medida estabelecida pelo governo Bolsonaro. Até o momento, a Netflix não se pronunciou sobre o caso. Especialistas afirmam que a medida se configura como um ato de censura. Isso porque o Ministério da Justiça não possui a capacidade de impedir a circulação de uma obra.