Acontece

Lia de Itamaracá recebe título de Cidadã Paulistana, em São Paulo

Imagem: Ytallo Barreto
Aliás, nos últimos finais de semana de abril a cirandeira fará shows na capital paulista

A cirandeira Lia de Itamaracá, de 78 anos, considerada uma ‘Diva da música negra’ pelo The New York Times, irá ganhar, no próximo domingo (24), o título de Cidadã Paulistana concedida pela Câmara Municipal de São Paulo.

Aliás, a proposição foi da vereadora Elaine do Quilombo Periférico, do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Além disso, a justificativa reconhece a artista pernambucana como a mais célebre cirandeira do Brasil.

Ao saber que receberá o título, Lia agradece. “É com muito carinho que vou receber esse título da Câmara Municipal de São Paulo como reconhecimento do meu trabalho na cultura, na música, em tudo o que eu posso ter direito de um dia fazer. Tenho uma relação de entrega e paixão pela capital paulista, sem falar dos muitos amigos que fiz ao longo dos anos. A cidade de São Paulo sempre me recebe muito bem e eu sou muito feliz por isso”, conta a cirandeira.

Leia mais
Gabriel Luiz, repórter da Globo em Brasília, recebe alta da UTI

Com isso, o título que será entregue a Lia será como reconhecimento aos relevantes serviços da cantora prestados ao município. Inclusive, a concessão de títulos honoríficos é feita por meio de decreto legislativo, aprovado por, no mínimo, dois terços dos vereadores.

Além do título de Cidadã Paulistana, Lia possui em sua bagagem outros títulos e homenagens, como a comenda da Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura (2004), o reconhecimento como um Patrimônio Vivo de Pernambuco (2005) e o de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Pernambuco (2019).