Acontece Política

Candidato ao Governo de PE, Anderson Ferreira fala sobre propostas

Imagem: Divulgação
Ao lado do ex-ministro do Turismo e candidato ao Senado, Gilson Machado, ele falou sobre seus principais eixos

O ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes e agora pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Anderson Ferreira, do PL, falou na tarde desta segunda-feira (9) com a imprensa sobre seus principais programas do governo.

Ao lado dele estavam os deputados Manoel Ferreira e Joel da Harpa, além do auditor da Fazenda do Estado Sidnei Aires e do ex-ministro do Turismo, Gilson Machado, ele apresentou seus três principais projetos de leis que são o congelamento da base de cálculo do IPVA e, assim, diminuindo o aumento do imposto decorrente da valorização dos veículos usados, beneficiando mais de 3 milhões de proprietários de veículos; Há também a lei que veda a prorrogação do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEED) para amenizar os impactos na finança do estado com a cobrança de 10% a mais do ICMS; Por fim, a PL que universaliza a tarifa social da água, na qual pretende beneficiar famílias de baixa renda que deveriam atender 2,3 milhões de pessoas, mas atualmente só atendem 98 mil.

Inclusive, sobre a PL citada acima da tarifa social da água, Anderson diz que é preciso ter sensibilidade.  “Estamos falando de algo que está fora da nossa realidade e, através destas medidas é preciso ter sensibilidade, até porque essa PL irá beneficiar aqueles que mais precisam. Hoje, apenas 98 mil pessoas são beneficiadas, quando na verdade deveriam ser mais de 2 milhões. É apenas incluir na tarifa social para essas pessoas terem o benefício, incluindo o CadÚnico. Algo que foi possível ser feito através da conta de energia e por que não na conta d’água? Uma proposta que foi apresentada pelo nosso grupo político e vai ser incluído na nossa proposta, se o governo que tá aí (PSB) não quiser fazer, eu quero reafirmar o compromisso de que nós não fazemos promessas, fazemos propostas”, disse ele.

Imagem: Divulgação

Logo em seguida ele fala sobre sua pré-campanha. “Muitos saem fazendo promessa e nós estamos aqui fazendo. Eu sempre disse como ia fazer, com quem ia fazer e de que forma ia fazer. Eu fui gestor da segunda maior cidade do Estado, mas nós conseguimos apresentar bons resultados e mostramos que, quando se tem vontade e sensibilidade, nós conseguimos sim mudar a realidade do nosso povo. Eu sou diferente. Eu tenho um jeito diferente de fazer política e falar com as pessoas”, complementou o candidato ao Governo de Pernambuco.

Sobre o projeto de lei envolvendo o congelamento da base do IPVA, ele fala seu ponto de vista sobre o eixo principal de seu governo. “Vários estados perceberam que, quando você não congela a tabela FIPE, automaticamente aquele crescimento sobe. Eu prefiro achar que esse Governo não percebeu porque falta competência. Os outros estados tiveram a sensibilidade e atitude de não gerar esse impacto para a população congelando a tabela”, diz Anderson Ferreira.

No decorrer da coletiva, ele citou que Pernambuco é o estado com mais desemprego do país. “Nós precisamos gerar empregos. Pernambuco é o estado com mais desemprego do país. Minha preocupação está com essa geração de emprego. Estamos virando um ciclo de 2 anos de pandemia e a retomada econômica passa pela geração. O maior programa social do mundo é o emprego. É nisso que eu acredito e, com isso, vai acabando o fundo de equilíbrio fiscal”, falou o ex-prefeito de Jaboatão.

Quando abriu espaço para as perguntas, ele respondeu sobre os critérios destes três temas abordados (IPVA, Prorrogação do FEEF e Tarifa Social). “Todos os locais que vamos o pessoal fala da questão da água. Eu não assumi o Governo ainda, eu não posso chegar com a solução. Hoje, o que existe na Compesa é uma verdadeira caixa preta que precisa ser aberta. Então eu não posso fazer uma proposta em que eu não possa realizar. Eu já tô apresentando algo viável em de ser feito, dentro do nosso plano de governo”, respondeu Ferreira.

Imagem: Divulgação

Logo em seguida, ele respondeu sobre as dificuldades dos transportes públicos, principalmente dos metrôs. “Há uma falta de diálogo do Governo de PE com o Governo Federal. Semana passada eu fui surpreendido com a iniciativa de federalizar a questão do metrô. Com certeza, no nosso governo nós teremos total condição desse alinhamento com o governo federal pra estabelecer o que pode contribuir com o município e estado. Eu digo isso porque minha cidade (Jaboatão) passa 70% da linha férrea. O estado não faz sua parte, o governo federal  fica de mãos atadas e essa construção de diálogo eu já demonstrei que tenho capacidade de fazer. Nós vamos apresentar o plano não só ao metrô, mas de todos os transportes. Não é apenas a questão de superlotações, é um conjunto de fatores que vão minimizar esse impacto diante dos transportes”, ressaltou Anderson.

Quando perguntado se tem alguma visão de como mudar a realidade sobre a violência policial em Pernambuco à pessoas negras e também sobre a saúde. “Sobre essa questão da violência policial, a gente tem que fazer uma reflexão. Eu tenho um dado aqui que aumentou a violência contra policiais. Há cada 44h, morre um policial no Brasil e quando fazemos a realidade em países como a Inglaterra que morre 200 policiais em 100 anos. Realmente está havendo uma violência da parte da polícia por operações que, às vezes não tem o aparelhamento necessário para ser feito o trabalho e com isso, acaba tendo uma fatalidade. Eles estão sendo vítimas. Eles vão trabalhar sem condições, estão trabalhando dividindo coletes. 15 anos de pacto pela vida, o que a gente deve comemorar? Os dados estão aí. O estado mais violento do país é Pernambuco e isso deve ser reformulado porque o comandante da segurança pública é o Governo Paulo Câmara, pior governador da história de Pernambuco”, respondeu o candidato ao Governo do Estado.

Leia mais
Público não reage bem ao anúncio de Jade Picon como atriz da Globo

Saúde temos que estudar todo processo relacionado à saúde. O que não é possível é ter uma campanha eleitoral com pré-candidatos prometendo maternidade, hospital… Parece até aquela fórmula que a gente já conhece. O que o povo quer, é que funcione. É isso que vamos focar. Vamos fazer uma revolução na área de saúde em Pernambuco. Não se ganha eleição de todo jeito, se ganha fazendo do jeito que o povo quer: falando a verdade”, frisou Anderson sobre a questão da saúde no seu Governo.

Por fim, ele fala sobre se terá uma mulher na sua chapa como vice. “Eu tenho vontade de que tenha uma mulher em nossa chapa. É importante que haja, até porque é um perfil que a gente já tem. Inclusive, 50% do nosso secretariado eram compostos por mulheres”, finalizou ele.