Acontece

Prefeitura suspende São João e demais festejos juninos do Recife

Foto: Divulgação Prefeitura do Recife/Inaldo Lins
Segundo o comunicado, o investimento de R$ 15 milhões será destinado em apoio às famílias desabrigadas

❌ SUSPENSO! O prefeito do Recife, João Campos, acaba de comunicar, nesta segunda-feira (30), a suspensão do São João 2022 e os demais festejos juninos da capital pernambucana por conta das fortes chuvas, que deixou mais de 90 mortos e 5 mil desabrigados. Segundo o comunicado, o investimento de R$ 15 milhões será destinado em apoio às famílias desabrigadas.

“Estamos tomando algumas medidas para reforçar as ações de apoio às famílias mais impactadas nessa tragédia provocada pelas últimas fortes chuvas. E uma delas é a concentração dos esforços para garantir o acolhimento, a segurança e os passos seguintes que vamos dar nesse sentido”, disse.

“Por isso, estamos suspendendo a realização dos festejos juninos, incluindo o São João e o São Pedro. Ao longo desta semana, vamos dividindo aqui outras medidas. O nosso foco é salvar vidas e assegurar suporte a quem mais está precisando”, diz o comunicado.

São João 2022

Neste último domingo (29), duas cidades da Zona da Mata de Pernambuco também cancelaram as festividades do São João 2022 por conta das fortes chuvas nos últimos dias: Paudalho e Vicência, a 87 km do Recife. Em Paudalho, o prefeito Marcelo Gouveia afirmou que os recursos que seriam utilizados nos shows e atrações vão para as obras de infraestrutura da Cidade e apoio às famílias desabrigadas. O mesmo ocorre com Vicência.

Decreto n° 260/2022 foi publicado neste último domingo (29). Segundo a Prefeitura do Paudalho, a “Defesa Civil Municipal e as demais secretarias e órgãos deverão atuar de maneira emergencial, tomando as providências que se fizerem necessárias para a garantia de todos os direitos da população”, diz o comunicado.

CHUVA EM PERNAMBUCO 

Hoje, 30 de maio, faz oito dias que chove intensamente em Pernambuco. As fortes chuvas provocaram alagamentos em vários pontos, deixando centenas de pessoas desabrigadas. Além disso, o temporal causou deslizamentos de barreira, onde deixou mais de 90 mortes no Grande Recife. Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda há vítimas desaparecidas entre os escombros. Nesta segunda-feira (30), o presidente Jair Bolsonaro anunciou que virá a Pernambuco para “melhor se inteirar da tragédia”.