Acontece

Aos 75 anos, dom Fernando Saburido envia carta de renúncia ao Papa

Dom Fernando Saburido - Foto: Divulgação/CNBB
Bispos devem renunciar ao chegarem a essa idade, segundo rege o Direito Canônico

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, completa, nesta sexta-feira (10), 75 anos. Conforme rege o Código de Direito Canônico da Igreja Católica, os bispos devem renunciar ao chegarem a essa idade. Com isso, o religioso preparou uma carta de renúncia que deverá ser enviada ainda nesta sexta ao Papa Francisco, responsável por acolher o pedido e nomear o seu sucessor.

Dom Fernando junto ao Papa Francisco, em visita ao Vaticano – Foto: Divulgação/CNBB

Dom Fernando agora se prepara para deixar a liderança da Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR), função que ocupa desde agosto de 2009. Ainda não há uma data específica para que ele saia, de fato, do cargo de arcebispo. Além disso, tampouco se sabe qual será o seu sucessor. Em comunicado divulgado pela AOR, ele apresenta a carta encaminhada ao papa:

“Meus queridos irmãos e irmãs, hoje, dia 10 de junho, eu tenho a alegria de completar os meus 75 anos de vida. E conforme prescreve o Código de Direito Canônico, que está aqui em minhas mãos, no cânon 401, parágrafo primeiro, o bispo que completa esta idade precisa renunciar ao cargo que ele vinha exercendo na diocese. Diante disso, eu devo hoje cumprir aquilo que o Direito Canônico determina. Preparei uma carta que devo encaminhar hoje para o Santo Padre”

Leia Mais

Jorge Aragão anuncia pausa na carreira após problema na vesícula

No documento, dom Fernando resume sua vida episcopal e agradece a Deus pela missão, além de pedir bênçãos. “Rendo graças a Deus por ter me conduzido até aqui apesar de minha indignidade. Tenho a minha consciência em paz de que nas três missões confiadas à minha pequenez, tudo fiz para dar o melhor de mim mesmo buscando sempre priorizar a vontade de Deus e da Igreja”, afirma.

Além disso, na carta, o arcebispo afirma ao papa Franciso que aguarda a aceitação da renúncia a nomeação de seu sucessor. Dom Fernando ainda esclarece que segue a serviço da arquidiocese até a data da posse do novo arcebispo. Aliás, quando o sucessor assumir, dom Fernando Saburido passará a ser arcebispo emérito.