Acontece

Massa de ar polar derruba as temperaturas no Sul e Sudeste

Fim de semana é de temperaturas negativas no Sul - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Estradas ficaram congeladas e cidades registraram sensação térmica negativa

Mais uma massa de ar polar avança pelo Brasil derrubando os termômetros no Sul e Sudeste. O Instituo Nacional de Metereologia (Inmet) alertou nesta semana que as temperaturas devem cair ainda mais no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Aliás, segundo o Metsul, as madrugadas de sábado, domingo e segunda-feira serão mais geladas. Isso porque uma geada generalizada deve atingir grande parte do Centro-Sul do país.

Leia Mais

Whindersson desembarca de voo do Egito separado de Maria Lina

Os primeiros impactos da chegada da massa de ar de origem polar foram sentidos já no sábado (11), quando o frio chegou a congelar trechos da rodovia SC-390, em Santa Catarina. A Polícia Militar Rodoviária do estado (PMRv) precisou jogar 25 kg de sal no chão para eliminar o gelo na Serra do Rio do Rastro. Além disso, segundo a Epagri/Ciram, a mínima do dia chegou a -5,8 graus em Urupema e -4,16 graus em São Joaquim.

Agentes da PMRv, precisaram jogar sal para descongelar pista em Santa Catarina – Foto: Divulgação/PMRv

No Rio Grande do Sul, a menor temperatura registrada no sábado foi de -3,6, em São José dos Ausentes. Ainda assim, a sensação térmica na área era de -14,4°C. Já no Paraná, registrou-se a temperatura mais baixa de todo ano no estado. No município de Palmas, região que costuma a ser a mais fria, os termômetros marcaram -2,1°C. No entanto, segundo o meteorologista Marcio Cataldi, da Universidade Federal Fluminense (UFF), o mês como um todo deve ser menos frio que maio.