Acontece

Poluição e estiagem criam espuma tóxica no Rio Tietê em Salto (SP)

Rio Tietê - Foto: G1
Situação já é recorrente no trecho que passa pela cidade

O Rio Tietê amanheceu coberto por uma espuma tóxica neste domingo (10), no trecho que passa por Salto (SP). A última vez que o rio ficou coberto desta forma foi em maio deste ano. Além disso, o mesmo aconteceu em outubro e novembro do ano passado.

Rio Tietê – Foto: G1
Leia Mais

“Instituição falida”, diz Luana Piovani sobre casamento

A situação já é algo recorrente no trecho. Ela é resultado do aumento do volume do rio depois de um longo período de estiagem, quando os poluentes ficam mais concentrados e aparecem em forma de espuma, devido a uma cachoeira próxima ao trecho. A espuma é formada por resíduos de detergentes e materiais despejados no rio sem tratamento na capital paulista, que segue em direção ao interior do estado, segundo a prefeitura explicou em outros casos.

Aliás, a grande poluição do Rio Tietê não é novidade. Em setembro do ano passado, a Fundação SOS Mata Atlântica divulgou um estudo que mostra que a mancha de poluição no rio chega a quase 300 quilômetros de extensão no interior de São Paulo. Ela passa pelo trecho de Pirapora do Bom Jesus (SP) até Botucatu (SP).