Acontece

Europa enfrenta onda de calor extremo e Reino Unido terá 40ºC

Pessoas se refrescam em fonte na Europa - Foto: Divulgação
Britânicos enfrentam transtornos da onda de calor que matou centenas na Europa e provoca incêndios florestais

Autoridades do Reino Unido apontaram que partes do país vão registrar recordes históricos de temperaturas, chegando à casa dos 40° C nesta segunda-feira (18). O país, aliás, decretou emergência nacional e pela primeira vez emitiu um alerta de calor “extremo vermelho”. Essa é uma precaução a mais enquanto a onda de calor que varreu países da Europa continental se desloca para o norte e ainda provoca incêndios florestais de grandes proporções e centenas de mortes. Apenas em Portugal e Espanha, a estimativa é de que por volta de 600 pessoas tenham morrido em decorrência do calor.

Leia Mais

Lula não participará de convenção que oficializará sua candidatura

Em um país conhecido pelo clima temperado e o céu constantemente nublado, a subida histórica da temperatura interrompeu o cotidiano dos britânicos. Serviços de trem foram cancelados ou passaram a funcionar em velocidade reduzida por temor de que o calor pudesse causar instabilidade nos trilhos. Autoridades pediram às pessoas que usassem o transporte público apenas se necessário e recomendaram que as pessoas trabalhassem de casa na segunda e na terça-feira (19).

Além disso, em toda a Europa, o custo humano da onda de calor é cada vez mais visível. Milhares de pessoas estão sendo retiradas de regiões afetadas por incêndios florestais em Espanha, França e Portugal. Grande parte do norte da Itália, aliás, permanece em estado de emergência por uma das piores secas em décadas.