Acontece

Incêndio florestal faz retirar milhares de pessoas na Califórnia

incêndio
Foto: AFP
O incêndio é considerado um dos maiores do ano nos EUA

CALIFÓRNIA EM CHAMAS 🔥 Em meio a uma onda de calor extremo, um incêndio florestal de grandes proporções destruiu casas e forçou a retirada de milhares de pessoas na região do Parque Yosemite, na Califórnia, nos Estados Unidos. As chamas não tinham sido controladas até a noite deste domingo (24).

O incêndio, considerado um dos maiores do ano nos EUA, começou na sexta-feira (22) e se espalhou rapidamente, destruindo ao menos 6.300 hectares. Mais de 2.000 bombeiros combatem às chamas, e 17 helicópteros são usados na operação, segundo o Serviço de Proteção Florestal da Califórnia.

Leia Mais

Incêndio na 25 de Março pode ter controle terminado só na terça

incêndio
Floresta em chamas, neste domingo (24), no estado da Califórnia (Foto: AFP)

Autoridades afirmam que o fogo avança sem controle porque o calor e a baixa umidade dificultam os trabalhos dos bombeiros. O incêndio, descrito como “explosivo”, deixou casas e veículos destruídos e forçou a retirada de ao menos 6.000 pessoas da região.

O governador do estado, Gavin Newsom, declarou estado de emergência no condado de Mariposa devido a “condições extremamente perigosas para a segurança de pessoas e propriedades”. Grande parte da Europa também está passando por uma onda de calor extremo. Aliás, Portugal e Espanha já registraram mais de mil mortes nos últimos sete dias, além de uma série de incêndios florestais, que se alastram pelo continente.

*Com informações da Folha de S. Paulo