Acontece

China alerta para novo vírus identificado no país

Reprodução - Internet

Cientistas chineses publicaram, na revista científica ‘The New England Journal of Medicine’, um alerta sobre a identificação de um novo vírus no país, que foi nomeado como Langya henipavirus (LayV). Cerca de 35 pessoas já foram infectadas, e foi apontado que os indivíduos mantinham contato frequente com animais. O Centro de Controle de Doenças de Taiwan confirma as informações.

Leia Mais

Morre Maria Severina, avó do advogado pernambucano João Santana

O patógeno é da família Henipavirus, que inclui outras duas espécies já identificadas, os vírus Hendra e Nipah, que causam quadros graves e que não há tratamento. Essa é a primeira vez que o Langya é identificado em humanos, no geral, os vírus desta família têm taxa de letalidade entre 40% e 70%. Segundo pesquisadores, nenhum dos pacientes infectados pelo novo vírus morreram ou tiveram casos graves, apenas sintomas de gripe.

Os henipavírus estão naturalmente abrigados em morcegos frutíferos, mas os pesquisadores acreditam que o novo patógeno seja transmitido pelo contato com musaranhos, um pequeno mamífero que se alimenta de insetos. Mais de 25 animais estão sendo estudados para a verificar se são portadores ou não do vírus. Como a doença é nova, ainda não existe um tratamento.