Acontece

Elon Musk quer implantar chips cerebrais em humanos em seis meses

Elon Musk
Elon Musk (Foto: Divulgação)
Inicialmente, o dispositivo promete restaurar a visão e permitir que pessoas com paralisia recuperem a função motora

O empresário sul-africano Elon Musk, homem mais rico do mundo, disse que sua empresa, Neuralink, deve começar a implantar o primeiro chip cerebral em humanos dentro de seis meses.

Leia Mais

Elon Musk anuncia compra do Twitter às vésperas de fim do prazo

Nos últimos anos, a empresa tecnológica tem realizado testes em animais, como porcos e macacos, enquanto busca aprovação regulatória dos EUA para iniciar testes em humanos.

“Queremos ser extremamente cuidadosos e ter certeza de que funcionará bem antes de colocar um dispositivo em um ser humano, mas acho que submetemos a maior parte de nossa papelada ao FDA e achamos que provavelmente em cerca de seis meses poderemos ter nosso primeiro Neuralink em um ser humano”, explicou Elon Musk.

Elon Musk
Neuralink (Foto: Divulgação)

Inicialmente, o dispositivo promete restaurar a visão e permitir o movimento dos músculos em pessoas incapazes de fazê-lo. “Mesmo que alguém nunca tenha tido visão, nunca, como se tivesse nascido cego, acreditamos que ainda podemos restaurar a visão”, disse ele.

Além disso, o bilionário quer desenvolver um chip que permita ao cérebro controlar dispositivos eletrônicos complexos e, eventualmente, permitir que tratem doenças cerebrais como Parkinson, demência e Alzheimer.