Acontece

Tempestade de inverno histórica nos Estados Unidos mata 17 pessoas

Tempestade de inverno nos EUA - Foto: AP Photo
Grande parte do país sofreu neste sábado com temperaturas perigosamente gélidas, pelo terceiro dia consecutivo

Uma tempestade de inverno que atingiu os Estados Unidos com nevascas e ventos polares deixou, neste sábado (24), 17 mortos. Além disso, mais de meio milhão de pessoas ficaram sem eletricidade e milhares de viajantes retidos devido ao cancelamento de voos horas antes do Natal.

Autoridades confirmaram 17 óbitos relacionados à tempestade, em oito estados. Grande parte do país sofreu com temperaturas perigosamente gélidas, pelo terceiro dia consecutivo. Esse “ciclone bomba”, tempestade definida como “única em uma geração” pelo Serviço Nacional de Meteorologia (NWS), provocou o cancelamento de mais de 2.800 voos e o atraso de outros 6.600.

Leia Mais

Incêndio no Chile deixa pelo menos dois mortos e atinge 400 casas

Segundo o site Poweroutage.us, os estados mais afetados pelos cortes de energia eram Carolina do Norte, Maine e Tennessee. Algumas cidades, aliás, começaram a implementar apagões por turnos. Em muitos estados, estradas se tornaram intransitáveis ou muito perigosas, o que causou acidentes fatais.

O gelo nas estradas também provocou o fechamento de rotas importantes, como a Interestadual 70, que corta o país, onde trechos foram interditados no Colorado e Kansas. Em cidades como Denver ou Chicago, abrigos foram abertos para permitir que pessoas se aquecessem e se protegessem do risco de hipotermia.

O Canadá também foi afetado pela tempestade, e todas as províncias estavam com alertas meteorológicos. Centenas de milhares de pessoas ficaram sem eletricidade em Ontário e Quebec, e os aeroportos de Vancouver, Toronto e Montreal registraram cancelamentos de voos.