Pelo menos cinco países da América Latina foram atingidos por terremotos neste sábado (18). Os tremores de terra foram sentidos na Argentina, Chile, Equador, México e Peru.
O tremor mais forte do dia foi registrado no Peru. O Centro Sismológico Nacional peruano registrou um sismo de magnitude 7,0, com epicentro em Tumbes, norte do país. De acordo com o Instituto Nacional de Defesa Civil, não há notícias de mortos ou feridos e nem de perdas materiais.
Así se vivió en tumbes Dios mío #Tumbes #piura #Piura #zarumilla pic.twitter.com/bH20nSjBHe
— Danitza Dios Rodriguez (@danitza_dios) March 18, 2023
Leia Mais
BBB 23: Mãe de Sapato sai em defesa do lutador após expulsão
Já no Equador, um terremoto de magnitude de 6,8 atingiu a costa do país. Ainda assim, segundo a agência Reuters, não há ameaça de tsunami. Além disso, ocorreram mais dois novos abalos na mesma região, de magnitudes 4,6 e 3,7. As autoridades equatorianas confirmam a morte de 14 pessoas, e o número de feridos passa de 120.
🔴ECUADOR : STRONG EARTHQUAKE MAGNITUDE 6.8 HIT ECUADOR, EPICENTER NEAR BALÁO! #VIDEO Aftermath of earthquake scenes from Baláo! A house collapsed, at least 2 people died. #BreakingNews #UltimaHora #Baláo #Earthquake #Sismo #Terremoto #Temblor #Gempa pic.twitter.com/BVqGXTN3Km
— LW World News 🌍 (@LoveWorld_Peopl) March 18, 2023
A Argentina registrou três tremores de terra, enquanto o Chile teve ao menos seis abalos sísmicos. Além disso, o México também registrou terremotos, todos de menor magnitude, mas ao menos 18 tremores.
Todos esses países integram o Círculo de Fogo do Pacífico, uma grande área de 40 mil quilômetros em forma de ferradura que circunda o oceano Pacífico (passa também por EUA, Canadá, Rússia, Japão, Sudeste Asiático e Oceania). Ao longo dele, são pelo menos 450 vulcões ativos e alta incidência de terremotos. Aliás, cerca de 90% de todos tremores registrados no mundo ocorrem dentro do Círculo de Fogo do Pacífico.