Acontece

Segurança de Lula esvaziou praia no rio Tapajós para o presidente

Lula
Foto: Ricardo Stuckert
Segundo os banhistas que estavam no local, a determinação foi de saída imediata

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a viagem ao Norte do Brasil para curtir uns dias de folga na praia do rio Tapajós, no Pará, antes de seguir para a Cúpula da Amazônia, que receberá chefes de Estado da região, nesta terça-feira (8), em Belém. No último domingo (6), o petista compartilhou fotos do momento de descanso nas redes sociais.

“A beleza do Rio Tapajós faz a gente pensar na importância de cuidar de locais tão especiais e únicos. Que as pessoas possam conhecê-lo sem destruí-lo, preservando para o futuro. Que suas águas não sejam contaminadas por mercúrio. Não há garimpo ilegal que valha essa maravilha da natureza”, escreveu Lula.

Leia Mais

Justiça solta fazendeiro que ameaçou atirar no presidente Lula

Segundo os banhistas que estavam no local, o segurança do presidente esvaziou a praia para Lula dar um mergulho. Sete embarcações ancoradas na praia do Araria, cada uma com cerca de 20 famílias, teriam sido abordadas por agentes da escolta do petista. Segundo ele, a determinação foi de saída imediata.

“Chegamos por volta de 8h30 na praia. Antes disso, fizemos os procedimentos de passar pela Capitania Fluvial de Santarém e foi liberado o nosso barco para passeio. Quando foi umas 10h, chegou uma lancha da Capitania e outra com policiais federais. Eles pediram para a gente se retirar da praia, porque o barco do presidente ia ancorar lá. Ficamos chateados com isso, estávamos no nosso lazer e havia autorização”, disse uma fonte à Folha de S.Paulo.