Acontece Política

Trump tem até o dia 25 de agosto para se entregar e ser preso

Trump
Foto: Erin Schaff / EFE
Mesmo após ser indiciado, Trump ainda lidera as pesquisas para a corrida presidencial

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, virou réu pela quarta vez após a Justiça norte-americana acusá-lo de tentativa de alterar o resultado das eleições de 2020, no estado da Geórgia.

Leia Mais

Presidente Lula imita foto de Anitta em sua visista ao RJ

Além de Trump, mais 18 aliados foram acusados na mesma ação. “Estou dando ao réu a oportunidade de se render voluntariamente até o meio-dia de sexta-feira do dia 25 de agosto”, diz a promotora Fani Willis sobre o mandado de prisão. (veja o vídeo abaixo).

Por outro lado, o ex-presidente tem negado as acuações e alega que seria vítima de uma perseguição. “Este último ataque coordenado por uma promotora tendenciosa em uma jurisdição predominantemente democrata não apenas trai a confiança do povo americano, mas também expõe a verdadeira motivação por trás de suas acusações falsas”, disse o ex-presidente em nota ao afirmar que a denúncia seria parte de uma suposta campanha para interferir nas eleições do ano que vem.

Mesmo após ser indiciado, Trump ainda lidera as pesquisas para a corrida presidencial. Ao todo, o indiciamento menciona 41 acusações que vão de extorsão a conspiração para falsificar declarações. Esse é considerado o conjunto mais abrangente de denúncias nos inquéritos contra Trump.

“O réu Donald Trump perdeu a eleição presidencial dos Estados Unidos realizada em 3 de novembro de 2020. Um dos estados onde ele perdeu foi a Geórgia. Trump e os outros réus se recusaram a aceitar que Trump perdeu e, consciente e voluntariamente, se juntaram a uma conspiração para mudar ilegalmente o resultado da eleição em favor de Trump”, diz a acusação.

Hillary Clinton comentou a situação de Trump e diz que é “um momento terrível para nosso país”. “Não sei se alguém deveria estar satisfeito”, disse Clinton a Rachel Maddow, da MSNBC, na segunda-feira. “Este é um momento terrível para o nosso país, ter um ex-presidente acusado desses crimes terrivelmente importantes. A única satisfação pode ser que o sistema esteja funcionando. A justiça está sendo feita”.