Acontece

Novo tratamento contra tuberculose no SUS

Antibiótico pretomanida é inserido na lista de remédios do SUS e prevê mudanças.

É anunciado nesta sexta-feira (22), pela ministra da saúde Nísia Trindade, a anexação do medicamento antibiótico pretomanida na lista de remédios do Sistema Único de Saúde (SUS), para o combate contra a tuberculose.

A medicação vem com os objetivos de reduzir o tempo de tratamento dos pacientes em 70%, de 18 meses para 6, diminuir os gastos públicos, salvando uma estimativa de R$ 100 milhões para os cofres públicos nos próximos 5 anos e melhorar a qualidade de vida dos portadores da doença. O uso da pretomanida são para os pacientes que apresentam uma resistência terapêutica aos meios já disponibilizados pela rede pública de saúde.

O anúncio oficial acontecerá em reuniões paralelas na Assembleia Geral da ONU, nos Estados Unidos. A divulgação da portaria está prevista para o Diário Oficial da União, também nesta sexta.

Em recente análise feita pelo Ministério da Saúde, no que diz respeito a incidência de pessoas diagnosticadas, houve uma diminuição do coeficiente de 12,1% entre 2019 e 2020 em comparação com os anos entre 2015 e 2019. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 5,5 mil pessoas morram devido à doença.

  • Escrito por Gabriel Alves