Acontece

Solange Almeida passa por tratamento fonoterapêutico após vício

A cantora Solange Almeida, que participou da banda Avião do Forró, passa por um tratamento de fonoterapia para tratar de uma lesão nas cordas vocais, causada pelo excessivo uso do cigarro eletrônico.

Uma das maiores representantes do gênero forró, que atualmente segue carreira solo, afirma ter consumido o produto por nove meses, de forma diária. Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), os danos causados pelo, popularmente conhecido como “vape”, os efeitos em curto prazo podem causar diminuição da função pulmonar, maior risco de eventos cardiovasculares, como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), aumento do risco de crise angionosa e danos no sistema imunológico.

“Comecei a sentir dificuldade para respirar, minha voz já não saia mais direito, não era mais a mesma”, diz Solange durante entrevista ao Domingo Espetacular, da Record. No momento da gravação da entrevista, foi possível ver Solange com um aparelho médico em sua garganta, como parte do tratamento. Ela ainda informa que começou a usar este tipo de cigarro por influência de amigos.

É importante salientar que a comercialização, importação e propaganda de todos os dispositivos eletrônicos para fumar, são proibidas no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde 2009.