Acontece

Recife vira palco do 26º Festival Internacional de Dança

O Recife, a vibrante capital do estado de Pernambuco, será palco do 26º Festival Internacional de Dança, que ocorrerá de 19 a 26 de outubro.

Este evento reunirá grupos de dança de renome tanto do Brasil quanto do exterior, exibindo sua maestria e talento em locais icônicos da cidade, como os teatros Santa Isabel, Parque, Barreto Júnior e Hermilo Borba Filho, além do Paço do Frevo e Parque Dona Lindu, bem como nos bairros do Recife e de Brasília Teimosa.

O tema deste ano é “Dança e Existência” e presta homenagem à notável bailarina, realizadora e estudiosa da dança, Mônica Lira, e seu Grupo Experimental, que tem sido uma força vital na cena da dança contemporânea do Recife desde sua fundação em 1993.

Este festival é uma celebração da diversidade e inovação da dança, proporcionando um espaço para artistas nacionais e internacionais expressarem suas visões e habilidades.

A programação é gratuita, e os ingressos para os espetáculos nos teatros serão distribuídos nas bilheteiras uma hora antes do início de cada apresentação, por ordem de chegada. Além das apresentações, o festival também incluirá o lançamento de um livro, exibição de filmes, debates, oficinas e uma batalha de breaking.

O 26º Festival Internacional de Dança do Recife é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura do Recife, e representa uma oportunidade única para os amantes da dança explorarem a riqueza da arte da dança em suas mais variadas formas e estilos.

Confira alguns destaques da programação:

Quinta-feira, 19 de outubro:

  • “Sociedade dos Improdutivos”, da Cia Sansacroma (São Paulo) – Teatro Santa Isabel às 19h

Sexta-feira, 20 de outubro:

  • “Sous Les Plis”, da Cia Félicete Chazerand (Bélgica) – Teatro Santa Isabel às 17h
  • “Caosmose”, do Grupo Experimental (Recife) – Espaço Rede Moinho às 19h e 21h
  • “Lança Cabocla”, da Plataforma Lança Cabocla (Fortaleza/São Luís/Salvador) – Teatro Barreto Júnior às 20h30

Sábado, 21 de outubro:

  • “Território de Passos e Sonhos”, do Grupo Deveras (Recife) – Largo do Padre Jaime às 10h
  • Roda de diálogo “Arte e Acessibilidade” no Paço do Frevo às 15h
  • “Caosmose”, do Grupo Experimental (Recife) – Espaço Rede Moinho às 18h
  • “Mar Fechado”, do Grupo Agridoce (Recife) – Teatro do Parque às 19h

Domingo, 22 de outubro:

  • Cine Dança + Debate com Carmem Luz, Edson Vogue e Marina Mahmood – Teatro do Parque às 16h

O Festival Internacional de Dança do Recife é uma celebração do talento e criatividade da comunidade da dança, enriquecendo a cultura da cidade e oferecendo uma oportunidade única para o público apreciar performances de alto nível.