Acontece

Hamas divulga vídeo com três mulheres apresentadas como reféns

Na segunda-feira, o grupo extremista palestino Hamas divulgou um vídeo alegando mostrar três mulheres que fazem parte das mais de 230 pessoas que Israel afirma terem sido sequestradas em Gaza durante os ataques ocorridos em 7 de outubro.

A identidade das mulheres ainda não foi confirmada, e o vídeo traz uma delas pedindo ao Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que realize um acordo para a libertação de todos os reféns.

O Primeiro-Ministro de Israel classificou o vídeo como “propaganda psicológica cruel”. Netanyahu foi além, relacionando o movimento Hamas ao grupo jihadista Estado Islâmico.

Em uma declaração captada no vídeo, uma das mulheres critica a resposta de Israel à crise dos reféns, sugerindo que Netanyahu conclua uma troca de prisioneiros com o Hamas para garantir a libertação delas. “Você deveria libertar todos nós. Você se comprometeu a libertar todos nós. Mas, em vez disso, estamos carregando o seu fracasso político, de segurança, militar e diplomático”, afirma a mulher, em uma declaração que sugere coação.

Este vídeo aumenta as tensões em uma região já instável, onde tem havido trocas de tiros, embora relativamente contidas, entre Israel e o Hezbollah, um grupo extremista libanês.

A situação no Oriente Médio é acompanhada de perto pela comunidade internacional, preocupada com um possível agravamento dos conflitos na região. A situação atual envolve uma série de fatores complexos, incluindo questões políticas, religiosas e de segurança, o que torna uma resolução pacífica ainda mais desafiadora.